Barbara Gallardo apresentou trabalho o XI CELSUL

27 10 2010

Barbara Gallardo apresentou o trabalho “Práticas digitais interculturais em língua inglesa no facebook: um estudo exploratório” no XI CELSUL.

Resumo:

O objetivo deste estudo é analisar ‘novos’ modos de subjetivação configurados na/pela Web 2.0 como práticas de resistência. Para isso, uso as metafunções da linguagem proposta por Halliday (1994) na análise da interação entre uma professora de inglês em formação e falantes desta língua no site de rede social Facebook. Partindo do princípio de que a participante já usava um site de rede social brasileiro e estuda inglês há quatro anos através da abordagem comunicativa, observo as estratégias usadas por ela para fazer e manter amizades neste espaço interativo da Web 2.0 na língua alvo. Os dados apresentados são baseados em um mês de acompanhamento online das ações da participante no site, análise de diários semanais e entrevistas offline. Os resultados iniciais sugerem o estabelecimento de novas práticas sociais e relações que produzem ‘novos’ modos de subjetivações a partir de reflexões sobre sua cultura e do discurso de resistência produzido no encontro virtual com o outro.


Ações

Information

Deixe um comentário