Camila Lawson participa do II SENALCE

12 10 2010

O bom filho à casa torna! O II SENALCE (Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação) se traduziu em um interessante e profícuo diálogo multidisciplinar. Bons ventos esses do Sul.

Segue um resumo do meu trabalho apresentado:

O Terceiro Espaço enquanto locus para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças – Um estudo sobre a construção do sentido entre o Self e o Outro em práticas de transletramentos

Camila Lawson Scheifer (UNICAMP)

RESUMO: A nova ordem mundial, marcada, entre muitos outros fatores, por uma revolução nos modos e meios de comunicação e representação, tornou imperativo que as práticas escolares sejam revistas levando-se em consideração o perfil multimídia dos aprendizes e os espaços fluidos, heterogêneos e multiculturais pelos quais eles circulam, especialmente o ciberespaço, onde a língua inglesa freqüentemente impõe-se como língua franca. Atrelado a isso, cabe à escola o desafio de preparar as crianças para enfrentarem, com ética e responsabilidade, problemas de dimensões globais, como a miséria, a intolerância étnico-racial e a violência. O projeto de doutorado que apresento parte do pressuposto de que a sala de aula de  ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças, ao ter a diversidade como aspecto inerente, é a arena ideal para o desenvolvimento, desde a infância, de um trabalho pedagógico que se oriente por uma política da diferença que marca o corpo e a história dos jovens aprendizes. Para tanto, entendo ser essencial analisar os letramentos de que as crianças participam, através da língua inglesa, no espaço da sala de aula de língua estrangeira e no ciberespaço, a fim de perceber como os significados são dialogicamente construídos no entremeio desses espaços, denominado de terceiro espaço, locus de conflito e criatividade, logo, locus potencial para se pensar práticas pedagógicas transculturais.  Assim, proponho analisar o terceiro espaço, onde suponho que os significados são dialogicamente construídos, a partir de dois outros espaços: o material e o mental, e dos conceitos de rede e zona de desenvolvimento proximal, buscando tecer um diálogo profícuo entre Pedagogia do Terceiro Espaço, Letramentos Digitais, Teoria Enunciativo-Discursiva da Linguagem, Teoria Sócio-histórica, Pedagogia Crítica. Esperam-se como resultados do projeto subsídios teóricos e práticos para a construção de pressupostos para a área de ensino-aprendizagem em questão, atualmente em significativa e acelerada expansão, que sirvam às necessidades dos jovens aprendizes brasileiros frente aos desafios globais impostos pela contemporaneidade.

O link para o site do evento é: http://www.senalce.furg.br

Abraço,

Camila.


Ações

Information

Deixe um comentário